Home

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Guerreira




“Coração fechado pra balanço.
Inoperante.
Mesmo com saldo negativo,
ele amanhã abre de novo
e segue adiante.”

(Flora Figueiredo)


Levanta a cabeça, Maria. Ela disse uma poesia antes de chorar. Porque as poesias já não lhe diziam mais nada. Levanta a cabeça e engole essa raiva imensa que te domina. Sei que seu corpo está tão cansado quanto sua mente. Sei que seu coração já implorou parar de bater. Se suas mãos não tem mais força, Maria, por que teriam suas preces?

Levanta a cabeça, pequena. O mundo te julgou por fraca incessantemente. Já te criticaram pelas coisas que você faz de melhor. Mas nada te tirará o pior. E nada eles dirão do pior. Porque sabe o que eles querem, Maria? Eles querem que você insista no que ninguém reclama. Pra que você faça só o que você não sabe. E que você seja apenas o que você não quer.

Olha pra frente, Maria. O coração tá cansado, mas você tem de manter seus olhos abertos. Vê bem onde pisa e presta atenção aonde vais. Não deixa ninguém que tu ama pra trás. E fica firme, Maria, fica firme como ninguém te viu jamais. Fica firme, Maria.

Chicotadas atrás de chicotadas não vão te derrubar. Coloquem espinhos na tua cabeça, não vão te derrubar. Prendam seus pulsos numa cruz e não vão te derrubar. Aguenta firme, mantém o coração batendo, porque não vão te derrubar. Guerreira Maria, guerreia! A vida tá difícil, mas ninguém vai te tirar. Te garanto, guerreira, ninguém vai te culpar.

Quando todo mundo finalmente perceber. Quando os patrões e os deputados se derem conta. Quando os policiais corruptos caírem na real. A guerreira Maria já vai saber há muito tempo. Que tudo que a gente tem na vida, é o tempo que a vida dá pra gente. E o coração de muita gente parará de bater na primeira chicotada.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: