Home

terça-feira, 7 de maio de 2013

O Mito da Caverna High Tech


Aos telespectadores de Boston (com atraso),

Era uma vez uma terra onde todos viviam felizes. Mas não simplesmente eram felizes. Havia um espelho gigante, no centro da cidade, e dele irradiava a felicidade. As pessoas contemplavam as imagens do espelho e elas eram instantaneamente reproduzidas e glorificadas por todos, em toda parte. Só o que vinha do espelho era real.
Se você pudesse ver os olhos daquelas pessoas nas ruas, veriam que também eram espelhos. Pequenos refletores febris, brilhando não com a própria vida, mas com vidas alheias, felicidades alheias, sonhos alheios.
“Alheios”. Como podem ser de outros se todos são espelhos? Refletem a quem? A si mesmos, pensavam. Uma grande massa uniforme, formando imagens repetidas por toda parte. A terra dos Narcisos.
Impressionavam pela falta de significado nas ações, a vagueza dos gestos, pela indiferença nos tons de vozes. Já repararam como os espelhos são ótimos em lidar com os sentimentos? As imagens são os companheiros perfeitos, correspondem a absolutamente todas as suas expectativas.
Nem sempre as imagens do Grande Espelho eram necessariamente felizes. Haviam cenas horríveis, na verdade. Mas só às vezes, só quando necessário. E as pessoas se desesperavam ao ver tais momentos, tomando pra si toda a dor mostrada naquelas claras imagens. Estranhamente (ou não), até mesmo a dor produzia felicidade. A felicidade do consolo, da comiseração, de uma solidariedade à dor alheia que misteriosamente surgia de repente, mas apenas quando o espelho queria. Além disso, as tragédias costumam despertar um lado humano desprezível, aquele que sorri, em seu íntimo, pela desgraça ser do vizinho. O egoísmo aparentemente era característica do Espelho (ou do homem?).
As imagens eram sempre nítidas, coloridas, vivas. Mortes e sorrisos eram igualmente transmitidos. Aliás, tudo era sempre igual demais.
O espelho foi contemplado por tanto tempo que já não mais se sabia quem refletia quem. Seria ele o reflexo do mundo, ou o mundo o seu reflexo? Quem era a imagem de quem? No fim das contas, era irrelevante. O Deus-Espelho era piamente cultuado, pois nele encontravam a vida pronta.
Criavam um mundo colorido de pessoas incrivelmente translúcidas. É chegado o momento em que a indiferença apaga o homem.
As pessoas não tinham mais dúvidas, ninguém sofria a incerteza e o medo do talvez. Apenas refletiam, sorrindo ou não, aquelas imagens frias.
A caverna do século XXI está em todas as casas, tem sofás e mesas de centro. A fogueira enganosa encontra-se em altares no centro dessas cavernas, transmitindo as sombras de uma vida que jamais viveremos. 


Nota: O conto acima ainda não está verdadeiramente acabado. 

Caros (dois) leitores que acompanham esta coluna, gostaria de lembrar que tenho o objetivo de despertar discussões e reflexões, então sintam-se a vontade para críticas e xingamentos, principalmente os mais raivosos. 
Comentários
1 Comentários